Home Faíscas
  • Sobre
  • Produtos
    • Fontes de alta tensão
    • Fontes de alta freqüência
    • Coletores de carga para eletrofiação
    • Geradores de Impulsos
    • Ponteiras de alta tensão para osciloscópios
    • Medidores de Campo eletromagnético
    • Sistema de monitoramento de campo eletromagnético
    • Medidor portátil de campo eletromagnético
    • Equipamentos para o ensino de física
    • Palestras e treinamentos
    • Restaurações e consertos
    • Consultoria e Projetos
  • Outras Informações
  • Contato

Medidor de Campo Elétrico e Magnético 

 para baixas freqüências

De acordo com a Lei 11934, publicada em 5 de maio de 2009, a energia elétrica passou a fazer parte da gama de agentes físicos considerados agressores à saúde humana. Limites claros de valores aos quais os trabalhadores devem ser submetidos quando em seu trabalho nas operadores de geração, transmissão e distribuição de Energia Elétrica foram estabelecidos, por exemplo.

 

 A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL – Publicou a Resolução 398 / 2010 (e que foi posteriormente revogada) que regulamentou Lei nº 11.934, de 5 de maio de 2009, no que se refere aos limites à exposição humana a campos elétricos e magnéticos originários de instalações de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, na frequência de 60 Hz, e que foi substituida posteriormente pela Resolução 616 de 2014. Segundo ela, as medições devem ser realizadas atendendo a nova norma ABNT 25415:2016 – Exposição a Campos Elétricos e Magnéticos de 50 e 60 Hertz (que subtituiu a ABNT-15245:2003). Posteriormente, a publicação da RESOLUÇÃO NORMATIVA ANEEL Nº 915, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2021 cancelou e substituiu as instruções normativas anteriores.

 

 Esta página documenta o projeto e construção do medidor de campo eletromagnético para baixas freqüências que desenvolvemos especialmente para atender à demanda de medição de campo em redes de alta tensão e sub-estações de energia. O projeto foi inteiramente desenvolvido com base nas especificações das normas da ABNT e IEEE. É capaz de realizar medições simultâneas nos 3 eixos (X, Y e Z) tanto do campo elétrico como do campo magnético, registrado os valores encontrados em uma memória não volátil , o que permite que os resultados de até 4 milhões de  medições possam ser armazenadas para posterior transferência para um computador PC.

 

 Enquanto o campo magnético não é praticamente afetado pela proximidade de objetos não magnéticos (por exemplo o corpo humano), o campo elétrico é afetado pela proximidade de qualquer condutor (criando o chamado campo perturbado). 

 

 Por esta razão, e dada a necessidade da simultaneidade na medição de ambos os campos de forma isotrópica, projetamos nosso medidor assegurando que o mesmo possa ser operado uma distãncia adequada do operador quando da realização das medições. Um tripé de fibra de carbono é utilizado para sustentar o equipamento, evitando perturbações no campo elétromagnético que possam causar erros de leitura.

 

 Além disto, o instrumento conta com um receptor GPS a bordo, e um "time stamp" é gerado e gravado junto com os dados de medição.  Com isto pode-se registrar e gravar as coordenadas geográficas do ponto medido; umidade e temperatura no momento do teste são também medidas e armazenadas.

 

Um transceptor Bluetooth é incorporado e permite a transmissão de daos assim como a operação integral do aparelho a partir de um telefone celular ou Ipad rodando sistema operacional Android. Um cartão SD é utilizado para armazenamento de dados e até 20 milhões de pontos de medição podem ser gravados internamente no equipamento.

 

 A calibração do mesmo usando padrões rastreados ao INMETRO e PTB, e comparações posteriores com equipamentos comerciais demosntrou que o mesmo mede corretamente ambos os parâmetros (campo elétrico e magnético), atendendo em sua totalizade os requerimentos da ABNT 25415:2016 . As fotos abaixo apresentam detalhes (especificações ) do projeto e do protótipo desenvolvido.

 

 

Especificações técnicas principais

 1.       Faixa de medição

Campo Elétrico: 0 a 20.000 V/m

Campo Magnético: 0 a 2000 µT

 

2.       Resolução

Campo Elétrico: 100 V/m

Campo Magnético: 2 µT

 

3.       Incerteza da medição

Campo Elétrico : 7,5% + 5V/m

Campo Magnético: 4,9% + 4 µT

 

4.       Resposta em frequência

Campo Elétrico: 30 Hz a 600 Hz (-3dB)

Campo Magnético: 45 Hz a 600 Hz (-3 dB)

 

5.      Faixas de operação :

Temperatura: 0 a 50oC

Umidade: 0 a 95 % U.R.

 

6.       Autonomia de uso com uma carga da bateria 6h

 

7.       Dimensões do sensor:

Campo Elétrico: 0,09 m2

Campo Magnético: 0,03 m2

 

8.       Compatibilidade Eletromagnética

Campo elétrico na frequencia industrial >30kV/m

Campo magnético na frequencia industrial 2 1mT

Imunidade a transitórios Não aplicável (opera por bateria)

 

9.         Fator de pico 5

 

10.       Peso do equipamento: 2,5kg

 

11.       Dados registrados nas medições

 

- Coordenadas geográficas no ponto da medição

- Data e hora da medição

- Duração das medições

- Temperatura

- Umidade

- Campo elétrico 3D

- Campo magnético 3D

 

12.     Interface com o operador O interfaceamento com o operador pode ser feito de diferentes formas: a) através de display LCD local existente no equipamento; b) através de interface Bluettooth e qualquer dispositivo rodando sistema Android (celular, Ipad, etc); c) através de um laptop via porta USB

 

Acesse aqui os arquivos contendo material técnico, aplicativo para Android, planilha de coletade dados, manuais e informações técnicas de nossos equipamentos.

Contate-nos hoje mesmo!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os dados de medição podem ser acompanhados remotamente usando qualquer celular ou tablet rodando Android. Não são necessários cabos de fibras óticas para interligação com a unidade medidora!

 

Na foto , um exemplo de tela obtida durante a medição em campo.

Feijo Junior Pesquisas Eireli - EPP 

Rua João Guimarães, nº 294 - Porto Alegre - RS - CEP 90630-170

CNPJ 23.105.793/0001-09 I.M.: 581.583.2.4 -  

Fone (51) 9 9545-2188 E-mail: feijo@faiscas.com.br