Geradores de impulso de
alta energia
Simulação de descargas atmosféricas (raios)
Geradores de impulso são utilizados no desenvolvimento e teste de produtos - simulam-se descargas atmosféricas observa-se seus efeitos no tocante à manutenção da segurança e integridade de equipamentos elétricos. Existem normas e recomendações para que esta simulação seja realizada, mas as dificuldades de ordem prática na geração dos sinais de alta energia a serem aplicados são grandes. Tipos diferentes de geradores de impulso (surge generators) existem e o custo destes equipamentos é proibitivo para a maioria dos laboratórios de teste.
Os geradores de impulsos que desenvolvemos e construímos são capazes de gerar descargas de até 45 kV com energia de até 200 J com formato de impulso gerado que atende integralmente aos requerimentos da norma IEC 61000-4-5 (simulação de impulso de tensão), ou então descargas de alta tensão (até 250 kV) e baixa energia (20J) para testes de isolação de transformadores. São ultilizados para ensaios em eletrificadores de cercas (norma IEC-60335-2-76) e em ensaios de eletrodomésticos com vistas à certificação junto ao INMETRO (atendendo a portaria 371 de 2009).
Existem diferentes formatos de impulso e geradores que geram impulsos de tensão em aberto (o mais comum gera impulsos com tempos de 1,2/50 us para subida e meia tensão com a saída em aberto); outros que geram impulsos de corrente (com tempos de 8/20us para subida e meia corrente com a saída curto circuitada) e outros que apresentam estas duas características (que são conhecidos como geradores combinados).
Estes geradores podem ser assincronos (para testes em equipamentos desalimentados) ou síncronos (para testes em equipamentos alimentados). Desenvolvemos e construímos geradores de todos os tipos.
Para manipular os elevados potenciais envolvidos e em função do alto custo de relés para alta tensão desenvolvemos chaves especiais, movimentadas por motor de passos, que permitem programar a freqüência de repetição dos impulsos com precisão.
Utilizamos capacitores de baixa indutância adequados para a geração de pulsos com tempos de subida extremanente curtos e que possibilitam a geração de baixos níveis de "ring" na forma de onda final.
Uma saída atenuada (1000 x não indutiva) foi desenvolvida e é instalada em nosos geradores para permitir a conexão de um osciloscópio digital para a captura do impulso gerado e aplicado na amostra ensaiada, o que dispensa o uso de uma cara ponteira de alta tensão.
Os geradores de impulso são protegidos contra o uso por pessoal não qualificado através de senha de acesso que impossibilita seu uso em caso de desconhecimento.