Fontes de alimentação de alta tensão
sob especificação



Realizamos serviços de projeto, montagem e calibração de equipamentos para aplicações sérias em pesquisa, substituição de equipamentos antigos, calibração e laboratório, além de uso em indústrias de plástico e embalagens. Estes equipamentos são utilizados em diversas instituições aqui no Brasil (ver extensa listagem abaixo) pois além de custarem muito mais barato que os equipamentos similares importados, apresentam a vantagem de que rapidamente incorporam as funcionalidades necessárias para atender a demanda especifica de meus clientes, uma vez que seu projeto e sua construção é realizado de forma individual.

Exemplos de equipamentos desenvolvidos sob especificação são fontes de alta tensão para eletrofiação ("high voltage power supply for electrospinning"), Projetamos e construimos fontes de alimentação de alta tensão analógicas e digitais para voltagens entre 0 e 60 kV corrente contínua ou alternada, com frequencia de saída ajustável entre 50 Hz e 5 kHz, com e sem indicação digital e possibilidade de controle remoto, etc.


Alguns dos clientes que utilizam nossos equipamentos e serviços:

- UFRGS            - UL Testtech
- USP                 - Univ. Fed. Vale do Jequitinhonha
- UNICAMP       - UFABC
- PUCRS           
- FUNARBE
- UFMV
             - UEM
- ABRITEC        - ABRICEM


Calibração das fontes de alimentação

                                

As montagens dos equipamentos construidos também atendem aos requerimentos de qualidade existentes em função da aplicação específica a que se destinam. Isto significa que todos os equipamentos podem sair com certificado de calibração rastreável à RBC (Rede Brasileira de Calibração) e contam com garantia contra defeitos de 1 (um) ano.

Também efetuamos a calibração de diversos equipamentos científicos (sob consulta) contra padrões rastreáveis ao INMETRO de forma a assegurar a validade das medições realizadas empregando-os.

Construção das fontes de alimentação

                  
   

Equipamentos tais como as fontes de alta tensão para pesquisa usam placas de circuito impresso com acabamento profissional, protegidas por verniz especial para garantir que não deteriorem suas especificações com o passar do tempo (por exemplo por contaminação por depósito quando o equipamento é usado em ambientes com pó ou fumaça).

  
O gabinete empregado na construção pode ser de plástico, o que ajuda a aumentar a segurança do operador do aparelho já que não há partes metálicas que possam ser tocadas durante sua operação que estejam em potenciais perigosos.

A caixa pode de alça que ao mesmo tempo facilita o transporte e permite que a fonte possa ser operada inclinada, facilitando assim a visualização do display digital que indica a voltagem de saída.
Todos estes aspectos são adequados à necessidade da instituição que solicita o desenvolvimento do equipamento.



Aplicações de fontes de alta tensão



As aplicações em que as fontes de alta tensão por nós desenvolvidas são empregados são as mais diversas:

- Fonte de alta tensão aplicada em pesquisas com eletrofiação de polímeros ("electrospinning")
- Medição de rigidez dielétrica de polímeros

- Testes de protetores de surtos
- Demonstrações em aula
- Calibração de medidores de alta tensão
- Processos de fabricação em indústrias de plástico e garrafas PET
- Medições de tensão sem contato físico de campos elétricos gerados por potenciais contínuos e alternados

dentre outras.