Oficina mecânica e
laboratório de eletrônica



Aqui apresento as ferramentas e máquinas que uso para as implementações que aparecem neste website. Muitos dos experimentos realizados seriam praticamente impossíveis de serem implementados sem o uso destas ferramentas, mas elas são caras e em alguns casos difíceis de obter (por exemplo, a ferramenta para fazer esferas não encontrei a venda no Brasil). 

Abaixo encontram-se algumas fotos das instalações do laboratório, bem como detalhes sobre as principais ferramentas mecânicas adquiridas com o passar do tempo de forma a poder concretizar algumas montagens.  As principais ferramentas que uso em minhas montagens são a microfresadora e o mini torno. Fiz uma disciplina opcional em minha graduação em  físca na PUC aqui em Porto Alegre de modo a poder usar estas ferramentas adequadamente. Eu fiz um trabalho sobre o torno mecânico que pode servir de introdução a eventuais interessados por esta importante e versátil ferramenta, o texto está disponível para download aqui.

Este é um ponto muito interessante: não adianta apenas dispor da ferramenta, você tem que aprender a usá-la. Graças à  curiosidade na área de eletrostática e alta tensão tive que aprender bastante sobre tipos de máquinas, seu uso, manutenção, etc. Recomendo a todos queles que possam ter acesso a estas máquinas o seu estudo detalhado, certamente este conhecimento será muito útil!




Foto de minha furadeira microfresadora. Ela é muito versátil e permite que finalmente eu possa furar esferas com eixos alinhados! Recentemente adquiri os kits de clamps e acessórios para ela, que permitem fazer praticamente qualquer coisa.

 

Meu pequeno torno chinês de 7 polegadas, marca LEE Tools (na verdade é um torno chinês que é vendido com a marca Sieg nos Estados Unidos). Com ele faço eixos, esferas, polias e uma infinidade de outras pequenas peças. Ele é adequado para uso em bancada, pois tem pequenas dimensões, e tem motor de corrente contínua com controle de rotação eletrônico, sendo muito útil para trabalhos delicados.



Este é o meu torno grande, marca Joinville modelo MT 127. Existem peças que demandam por um torno maior, e este eu consegui comprar por um bom preço, usado. Tive que recuperá-lo, pois tinha folgas e algumas peças danificadas, mas ficou muito bom.





A lixadora e a serra de fita permitem fazer cortes e ajustar peças de madeira, acrílico e plástico, dentre outros materiais, economizando bastante tempo em minhas montagens.



Detalhe da ferramenta que uso para fazer esferas de metal e madeira. Foi adquirida no site www.littlemachineshop.com , assim como os demais acessórios para meu torninho e fresadora.




Vista de minha bancada de trabalho com circuitos eletrônicos e projetos que envolvem microcontroladores. Apesar da bagunça ela é bem completa para a minha demanda.



Este é o desumidificador que uso para manter a umidade controlada dentro de minha oficina. Além de permitir efetuar experimentos com eletrostática com tempo chuvoso, com alta umidade, ele se encarrega de manter baixa a oxidação das minhas ferramentas.