Máquinas Eletrostáticas
 construídas por terceiros

Nesta página apresento algumas máquinas eletrostáticas construídas por terceiros que tive a oportunidade de conhecer e/ou interagir de alguma forma.

Maquina de Wimshurst encontrada na FIEE (Feira da Indústria Eletro Eletrônica) em 2007




Durante a FIEE em São Paulo tive a grata satisfação de encontrar o Daniel,que trabalha na empresa Quart, carregando pela feira uma máquina de Wimshurst!
Grata surpresa! Soube, conversando com ele, que seu pai  construiu esta máquina para testes com contração muscular (!).



 O Daniel montando sua máquina para uma demonstração na FIEE.



A máquina construída pelo pai do Daniel, no stand da Quart.


Máquina de Wimshurst encontrada em escola no Rio Grande do Sul de um fabricante brasileiro


A algum tempo fui contatado para auxiliar na restauração de uma máquina de Wimshurst que, para minha surpresa, era de fabricação nacional. Foi construída por uma empresa que se dedicava à confecção de kits didáticos chamada Otto Bender, de São Paulo. Abaixo algumas fotos da máquina (infelismente em mal estado de conservação) antes de sua restauração. Os setores discos, as garrafas de Leyden e os suportes e coletores de carga não são originais, mas ao menos a placa de identificação se conservou! Eu adoraria por a mão em uma máquinas destas para restauração!




 











Máquina de Bonetti Construída pelo Erik Herman

A  alguns meses atrás (julho/2008) fui contactado pelo Erik por causa da minha página sobre a implementação de uma máquina de Bonetti. Ele é um dos diretores da organização "The Physics Factory" no Arizona, Estados Unidos, dedicada a disseminar o conhecimento sobre a Física, mantendo um ônibus que viaja realizando demonstração em escolas.   Ele pediu auxílio na implementação de uma grande máquina eletrostática, que já está quase concluída, para suas demonstrações. Abaixo algumas fotos da enorme máquina de Bonetti que ele está construindo, os discos tem mais de 2 metros de diâmetro.













Neste link voce pode ver o artigo produzido pelo Erik Hermann sobre sua máquina de Bonetti.