Livros e Referências



Nesta página voce encontra atalhos para download de alguns livros antigos que fazem referência à eletricidade, máquinas eletrostáticas e equipamentos do gênero, a maior parte deles obtida de bibliotecas digitais que foram exaustivamente pesquisadas por mim ao longo de vários meses. As fontes declaram expressamente serem os mesmos liberados para divulgação sem fins lucrativos, como é o caso do meu site; por esta razão voce poderá baixa-los sem problema aqui.

Eu resumí alguns destes livros apenas aos capítulos de interesse, em especial sobre máquinas eletrostáticas, mas suas versões integrais podem ser obtidas nas bibliotecas  abaixo listadas:


Também digitalizei trechos de algumas obras antigas, do começo do século XX, para referência.

Observação: A numeração de páginas mencionada refere-se à contagem do Adobe Acrobat e não às páginas físicas dos livros. A razão disto é que desta forma fica fácil acessar as páginas mencionadas diretamente no campo "pages" do Adobe.
As informações a seguir estão organizadas da seguinte forma:

Nome original do livro - Nome do Autor - Ano de publicação - resumo do conteúdo de interesse



 Livros em Francês:


De lélectricité statique et de son enploi en thérapeutique   - Dr. Paul Vogouroux - 1882 - Livro sobre eletroterapêutica; da página 17 à página 35 apresenta a descrição e teoria de funcionamento de várias máquinas eletrostáticas. 

Cours de Physique - M Bouty - 1890 - da página 372 até a página 384 trata sobre as máquinas mais conhecidas que funcionam primariamente por atrito e sobre a máquina de Armstrong.

Exposé des applications de l'électricité -
Théodore Du Moncel - 1872. - trata sob o ponto de vista teórico da aplicação da eletricidade, eletrostática, pilhas elétricas, etc.

Elements de Physique Medicale - Gariel Desplats - 1884 - É um compendio médico que trata, da página 757 até a página 793, de diversos aspectos da eletrostática, e teoria e funcionamento de máquinas eletrostáticas de atrito e indução eletrostática.

Leçons de Physique Generale  - James Chappuis - Aphonse Berget - 1891 - trata, das páginas 117 até 136, do funcionamento de diferentes tipos de máquinas eletrostáticas.

Les Merveilles de la Science - Louis Figuier - 1859 - da página 435 até a página 496 apresenta versão de história do desenvolvimento do conhecimento sobre a eletricidade e diferentes tipos e empregos de máquinas eletrostáticas.

L'Etincelle Electrique - A Cazin - 1880 - Tratado sobre faíscas elétricas, produzidas de diferentes maneiras. História da descoberta de eletricidade.

Manuel de L'électricité 
 - Claude Veau Delaunay -  1809 - Nas páginas 85 a 119 descreve as máquinas de atrito tipo Ramsden e Nairne. também trata de forma interessante da história da eletricidade.

Physique Elementaire - Drion et Fernet - 1900 - Capítulo sobre eletrostática inclui as principais máquinas conhecidas.

Physique Populaire - Emile Besbeaux - 1890 - Capítulo completo sobre a energia elétrica, inclui muita informação sobre máquinas eletrostáticas e eletrostática.

Traité Théorique et Pratique D'électricité - M Pecheux -1899 - Capítulo sobre eletrostática e Máquinas eletrostáticas

Pricipales Découvertes et Publications concernant L'életricité de 1562 - 1900 - E. Sartiaux - 1903 - Maquinas de Nairne e Winter

Rescuel de Traités sur L'életricité - M. Guill. Watson - 1748 - Além de uma interessante explicação sobre a natureza da eletricidade, descreve a máquina de globo e o experimento para comprovar que o corpo humano conduz eletricidade.

Traité de L'életricité - Sigaud de la Fond - 1771 - Descreve as máquinas de Ramsden (tipo inglês), Nairne, de Globo. Ilustrações interessantes sobre experimentos com eletrostática, tais como o torniquete elétrico.

Traité de physiqué élémentaire - J Fleury - 1883 - Capítulo dedicado à descrição de máquinas eletrostáticas , da página 198 até a página 205. Após, capítulo sobre descargas elétricas.

Traité de Physique Experimentale et Appliquee - A Ganot - 1876 - Apresenta um capítulo inteiro sobre eletrostática, e em especial da página 649 até a página 683 descreve o funcionamento das diferentes máquinas de indulção e atrito.



  Livros em Ingles:


Electrical Influence Machines - John Gray - 1903 - Um dos melhores livros sobre máquinas eletrostáticas, repleto de ilustrações e textos com a descrição de funcionamento.
file:///C:/PESSOAL/WEBSITE%20Faiscas/Web%20Page%20Rinos/

Medical Electricity - Sinclair Tousey - 1916 - Além de apresentar um resumo sobre o conhecimento da época sobre a eletricidade, apresenta a descrição de funcionamento e algumas fotos de máquinas eletrostáticas.

A treatise on Frictional Electricity - William Harris - 1867 - Apresenta a teoria e muitos detalhes de construção de máquinas de atrito, em especial de Nairne, Van Marum, e também a máquina de Holts, tudo a partir da página 64.

Electricity - George Fowler - 1906 - Inicia com breve história sobre a eletricidade. No capítulo II trata da máquina de Ramsden e da garrafa de Leyden.

Electricity and Magnetism - Fleeming Jenkin - 1901 - A partir do seu capítulo XVIII (página 270) apresenta diversas máquinas de atrito e indução, incluindo o "replenisher" e a máquina de Holtz.

Electricity in Electro-Therapeutics - Edwin Houston - 1896 - Apresenta diversas máquinas eletrostáticas a partir da página 132 - máquinas de Bonetti, Wimshurst, Voss, Ramsden dentre outras, com bonitas ilustrações. 

Elementary Lessons in Electricity - Silvanius Thompson - 1888 - Este livro mostra figuras e explica o funcionamento dos principais tipos de máquinas eletrostáticas, até a máquina de Wimshurst.


Elements of Static Electricity - Philip Atkinson - 1887 - Este livro é um clássico, cuja cópia é vendida a curiosos incautos (como eu!) na internet por U$ 39,00 e que pode ser obtido de graça na biblioteca da Universidade da Califórnia! Apresenta em detalhes a teoria de operação das máquinas de Holtz e Töepler, além de outras. 


Essentials of Medical Electricity - Edward Reginald Morton - 1916 - a partir da página 194 apresenta as máquinas de indução, tais como as máquinas de Wimshurst e Holtz, com desenhos.

Lectures of Electricity - William Sturgeon - 1842 -  este antigo livro é muito interessante pois apresenta as teorias sobre a eletricidade até o ano de 1842. A partir da página 66 apresenta as máuinas eletrostáticas de atrito.

Physical Treatise on Electricity and Magnetism - Vol 1 - James Edward Gordon - 1883 - a partir da página 8 apresenta as máquinas de atrito e de indução eletrostática, incluindo o eletróforo de Volta, máquina de Holtz e outras.



 Livros em Espanhol:

Curso de Física - W. Watson - 1957 - descrição resumida do funcionamento das máquinas eletrostáticas.


 Livros em Italiano:


Fisica Sperimentale e Applicata - Gaetano Castelfranchi - 1945 - Apresenta em seu capítulo 10 diferentes máquinas eletrostáticas, incluindo o gerador Van de Graaff.


Livros em portugues


Fisica - João Lamare - 1945 - descreve algumas máquinas eletrostáticas.

Física - Luiz Cavalheiro - 1938 -
descreve algumas máquinas eletrostáticas.

Física - Oscar Betgstrom Lourenço - 1939 - apresenta a descrição de algumas máquinas mais conhecidas.

Physica - Curso Secundario - 1918 - Capítulo inteiro dedicado à eletrostática e raios. Descrição do funcionamento de máquinas de atrito e indução.

Livros em Alemão

Annalen der Physik - volume 3 - 1801 - Apresenta os multiplicadores de Nicholson, Cavallo, etc.

 

 Voltar à página principal do site Faíscas