Equipamentos de som antigos
história e restauração


Cada louco com suas manias! Começo assim esta página sobre aparelhos de som antigos. Sou uma pessoa de origem humilde, e tenho bem claro na lembrança em minha infância e adolescência o sonho que alimentei de ter um equipamento de som como os que via nas vitrines naquela época. Devido às restrições com importações, surgiam no Brasil vários fabricantes de equipamentos de som e alguns, como a Gradiente e Polivox, acabaram se transformando em sinônimo de qualidade.

Não é minha intenção com estas páginas documentar tudo sobre estes antigos equipamentos, mas sim prover informações sobre alguns deles, especialmente os que queria ter e não pude comprar na época, em particular das marcas Gradiente e Polyvox.

Trabalhei durante algum tempo junto ao representante da marca Polyvox no meu estado (Sr. Dariel - RS) e adquiri alguma experiência e conhecimento sobre estes equipamentos. Além disto fui técnico de manutenção de algumas assistências técnicas autorizadas (Telefunken) e particulares (Pró-Hard) e aí também aprendi muito sobre estes aparelhos.

Fui fã e lia sempre as revistas Antenna e Revista do Som, foi sempre uma curtição ler os artigos com as medições do Engenheiro Pierre Raguenet (acho que era assim que se escrevia seu nome!) e lamento profundamente não haver guardado minha coleção de revistas. Nestas reportagens sempre haviam comentários e impressões do tipo painel, com opiniões subjetivas, e medições em laboratório, objetivas. Era muito legal!

Infelizmente, com o passar dos anos, houve uma mudança significativa no perfil dos equipamentos de som - surgiram gerações de equipamentos com caixas pretas, de plástico, com qualidade duvidosa e preços acessíveis, e o glamour dos antigos aparelhos desapareceu. Saudosismo meu? Pode até ser, mas olhe o que há para vender em lojas e magazines hoje em dia e compare com as fotos dos equipamentos que consegui comprar e recuperar nestas páginas. Definitivamente não se faz mais som como naqueles anos!

Existem hoje na Internet alguns sites dedicados a coletar e manter informações sobre aparelhos de som antigos. Estas iniciativas são louváveis, e graças à algumas informações que encontrei nestes sites pude recurerar / consertar alguns equipamentos que adquiri pela internet. Disponibilizo aqui a documentação técnica que consegui acumular ao longo dos anos como forma de compartilhar o que aprendi e auxiliar eventuais interessados em colecionar estes equipamentos.